História

A ORIGEM DA PARÓQUIA SANTA INÊS

 

No ano de 1978, meados de setembro, um grupo de amigos, todos migrantes do Paraná, cristãos católicos, idealizaram construir uma nova comunidade católica, pois nas vizinhanças não havia nenhuma. A mais próxima era a São Geraldo Magela, no Jardim Aeroporto.

 

Esses amigos, conhecidos como Osmar, José Gonçalves, Osvaldo Andrade Valdívio, José Antonio da Silva, Ademar, Henrique, José Mantovani, se reuniram e se colocaram em ação para iniciar as obras da nova comunidade.

 

 No início, as celebrações e missas eram realizadas somente nas casas dos fiéis, até que um dia o diretor da então EMPG “Corrêa de Mello” abriu-nos as portas da escola para as missas e celebrações.

  

Esses amigos lançaram essa pequena semente em terra fértil, regaram-na com muita luta, fé e perseverança, tendo como alicerce Jesus Cristo, que é Sal da Terra e Luz do Mundo.

  

Para iniciar toda essa obra não foi feito festa e nem bingo, somente partilha e coleta de dízimos entre eles, além da ajuda da Valdete, que começou a receber o dízimo de casa em casa.

 

Um segundo passo foi procurar um terreno para a construção da uma sede própria. No ano de 1979, a Imobiliária Ferrão estava iniciando o loteamento do Jardim Vista Alegre, cuja área pertencia à PUCC. Os amigos Osvaldo, Osmar, José Antonio, Zé Gonçalves e Henrique foram falar com o Bispo Dom Gilberto, para ver se conseguiam um terreno para a construção do salão comunitário de Santa Inês.

 

Dom Gilberto interveio junto à Imobiliária Ferrão e esta não doou somente dois terrenos, como era a idéia do grupo de amigos, mas 5 lotes, num total de 1250 m2. Eles voltaram da Diocese para casa não acreditando no ocorrido. Assim, convidaram Dom Gilberto para celebrar uma missa na escola “Corrêa de Mello” para dar a notícia aos fiéis sobre a doação dos terrenos. Dom Gilberto não recusou o convite.

 

A construção ficou a critério da comunidade Santa Inês. Assim, no mês de junho de 1980 iniciou-se a construção do salão da comunidade Santa Inês.

 

Queridos irmãos e irmãs, eis o início de uma caminhada de fé.


 

 

Fonte:

Texto da Pesquisa de José Fernandes Teixeira -  Comunidade Nossa Senhora Aparecida

 

Adaptação/redação:

Edson Aparecido Lopes – Comunidade Santa Inês e integrante da Pascom

Comments