Histórico

Um sonho iniciado em 2002, por membros da equipe de Liturgia da Comunidade Santa Inês. Eva, Luzia, Elisangela, Andréia, Alessandra, Camila; Leandro, Vanderlei e Jaime, Tomando por base a visita feita a Encenação da Paixão de Cristo na Basílica do Carmo em Campinas, Alessandra e Andréia, começaram a traçar este sonho, passando depois a idéia e sendo apoiados pelos emais membros da equipe de Liturgia.

 Começou ai a ser formada a primeira equipe de coordenação da Encenação da Paixão de Cristo, Liderada por Alessandra, Andréia, Luzia e Elisangela, uma serie de eventos foram realizados para angariar fundos para o projeto, foram festas, vendas de pasteis, rifas, na busca do recurso.

No final de 2002, começa a deixar de ser um sonho pra iniciar a realização da evangelização através do teatro. Eram cinco paginas escritas baseadas na mini-serie Jesus, exibida por uma emissora de televisão. Neste momento é necessário ter mais pessoas envolvidas e colaborando com a criação e organização do projeto, se junta à equipe outras pessoas dentre as quais Alexandre Márcio, com experiência anterior em teatro amador.

             Surge então o primeiro roteiro para o teatro da paixão de cristo, onde as folhas descritas com falas das personagens, ganham vida, diálogos, cena, musica. A divisão entre organização e atuação e feita pela maioria dos membros da coordenação, pois além da dificuldade normal existente no projeto, a falta de recursos e as pessoas contrarias acabaram criando obstáculos maiores do que os imaginados no principio. Algumas pessoas convidadas a participar infelizmente não podem continuar no projeto e novas pessoas vêem para atuar, em personagens chaves, dentre eles Alexandre Magalhães; Toninho, Beth, Edmilson, Alceu, Dona Célia, Dona Jacira, Joelton, e Cal que continuam até hoje no mesmo papel ou em outros.

             Inicia-se em Janeiro de 2003 os ensaios para o teatro, onde a falta de experiência em teatro, acabam levando algumas pessoas a desistirem por não acreditar na efetiva realização do teatro, neste momento quase tudo vai ao fim, algumas frases e musicas acabam servindo como Incentivo, dentre elas: 

Ø  Calma, no começo é sempre assim, mas no momento certo estará bom (Alexandre Márcio); 

Ø  Senhor fazei de mim instrumento de vossa paz, onde houver ódio que eu leve o amor (Musica: Oração de São Francisco); 

Ø  Todos os projetos demoram 05 anos para tornar-se tradição, nos vamos chegar lá (Alexandre Márcio);

Ø  Lembrem-se que aqui não é a nossa vontade, mas sim à vontade de Deus, como ele nos guiar será nossa apresentação (Alessandra); 

Ø  Pessoal nos não estamos aqui fazendo nada pra aparecer, estamos trabalhando para evangelizar, não importa como sairá no dia, teremos erros e falhas, mas quem assistir irá aplaudir sempre, pois quem esta vendo não sabe que erramos, para eles sempre será certo da maneira que sair (Alexandre Márcio).

 
Conheça um pouco mais de nossa caminhada. Veja ano a ano histórico, dados e curiosidades, navegando pelos links abaixo.